Criptografe seu pendrive no Windows 10

Atualmente muitas pessoas utilizam serviços de armazenamento na nuvem para guarda seus arquivos. Dropbox, Mega, OneDrive e outros estão na lista de muitos usuários, esses meios proporcionam portabilidade e segurança, pois para obter o acesso aos arquivos salvos na nuvem é necessário o acesso a internet e uma chave de segurança.

Mas nem sempre temos acesso a internet! E para resolver esse problema utilizamos um dispositivo portátil para o armazenamento de nossos arquivos. No entanto, nossa segurança é depreciada, pois se por acaso esquecermos do dispositivo em um Cyber Café, por exemplo. Pessoas mal intencionadas terão acesso livre aos  arquivos contidos no dispositivo.

No entanto, o que muitos não sabem é que é possível criptografar o dispositivo de armazenamento, evitando a maior dor de cabeça ao esquecer o mesmo. Para isso utilizaremos o sistema de criptografia no Windows chamado de BitLocker.

Esse sistema está disponível no Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 10. Nesse tutorial vamos ensinar como criptografar sua unidade de armazenamento (pendrive ou hd externo) no Windows 10. Sem mais delongas vamos ao passo a passo:

Iniciando o BitLocker

Primeiramente conecte o seu dispositivo (pendrive ou hd externo) ao sistema. No ambiente de trabalho do sistema digite “Windows” e em seguida pesquise por “BitLocker”. Podemos ver abaixo que nossa pesquisa encontrou o sistema de criptografia, assim sendo execute.

Iniciando o BitLocker

 

Selecione sua unidade

Agora vamos escolher a unidade que vai receber a criptografia, em nosso caso “IMPERA INFO (D:)”. Clique em cima da unidade, em seguida será apresentado a opção “Ligar BitLocker”. Execute essa opção. Ao executar, o sistema de criptografia analisara a unidade, se a mesma não apresentar erro você será direcionado para próxima etapa.

 Unidade de dados

 

Modo de bloqueio

Nessa etapa é possível definir o modo de bloqueio, o primeiro utiliza uma senha para desbloquear a unidade. O segundo é um pouco mais avançado, o mesmo utiliza um cartão inteligente para desbloquear a unidade.

Acreditamos que uma senha “forte” já está de bom tamanho. Assim sendo vamos utiliza a primeira opção, mas você é livre para escolher qualquer uma, pois o processo de ambas são similares.

Desbloqueio da unidade

 

Chave de segurança

O BitLocker disponibiliza uma chave de segurança caso você venha a esquecer a senha cadastrada para o bloqueio do dispositivo. Essa chave permite total acesso aos arquivos criptografados, sendo assim escolha um lugar seguro para guarda-la.

Nessa etapa o sistema disponibiliza três formas para salvar sua chave de segurança. Você é livre para escolher qualquer uma, em nosso caso salvaremos a chave em um arquivo.

Copia da chave de recuperação

 

Que parte da unidade deve ser criptografada

Nessa etapa o Bitlocker solicita a forma que os dados devem ser criptografados.

Na primeira opção será criptografado somente os dados em uso. Suponhamos que temos apenas um arquivo de imagem em nossa unidade, unicamente esse arquivo será criptografado. Esse processo será  mais rápido, pois o BitLocker não criptografara o espaço livre.

Na segunda opção todos os dados e espaços livres serão criptografados, esse processo consequentemente pode demorar se você tiver bastante arquivos.

Ficaremos com a segunda opção, vale lembrar que essa opção é mais demorada, pois ela criptografa a unidade inteiramente.

Qual parte da unidade deve ser criptografada

 

Modo de criptografia a ser usado

O Windows 10 apresenta um novo modo de criptografia o XTS-AES. Que da um reforço a integridade dos arquivos. Mas não é compatível com versões anteriores do Windows. Assim sendo se você escolher esse modo, só será possível acessar seus arquivos no Windows 10.

No entanto, a Microsoft permite utilizar o modo de criptografia antigo (Modo compatível) que abrangem as versões anteriores ao Windows 10.

Escolha a opção mais conveniente para você, em nosso caso o modo compatível é essencial.

Modo compatível

 

Vamos criptografar

Agora é só iniciar a criptografia, vale lembra que o tempo para conclusão é relativo ao tamanho da unidade. Assim sendo, quanto maior mais demorado será.

Iniciar a criptografia

 

Pronto! Ao acessar os arquivos será solicitado a senha de criptografia. Apenas com a mesma será possível acessar seus arquivos, sendo assim seus dados estarão seguros. Agora nós podemos carregar nosso dispositivo (pendrive ou hd externo) para cima e para baixo.

2 comentários em “Criptografe seu pendrive no Windows 10

  • 23 de junho de 2017 em 21:17
    Permalink

    o problema é que meu computador nao tem bitlocker e nao consigo nenhum lugar pra baixar que aceite o meu windows 10 sem traavar

    Resposta
  • 25 de janeiro de 2018 em 16:42
    Permalink

    Fiz o procedimento, mas tenho uma dúvida. Só vou poder abrir meu pen drive se tiver o Bitlocker instalado? Se eu colocar o pen drive em outro computador(que não tenha o Bitlocker), irá funcionar?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *