O que é VPN?

Uma VPN (Rede Privada Virtual) é definida para trafegar dados por uma infraestrutura de rede pública, como a internet, pois a mesma é considerada insegura. Esse foi o principal motivo para a criação das VPNs.

Para compreendermos o VPN, vamos levar o tema para a área empresarial. A interligação entre filiais e matriz é comumente utilizada em grandes empresas. E para isso utilizam vários meios, como equipamentos via rádio, cabos de redes e as vezes pagam por um link dedicado para trafegarem suas informações.

Empresa que usa o vpn

No entanto, todos esses meios dependendo do porte da empresa pode ser financeiramente ou geograficamente inviável. Mas qual é solução a ser implementada? Para depreciar custos e complicações com implementações complexas devido ao posicionamento geográfico de filiais e matriz. É implementado o VPN, uma solução que tem um custo baixo e é eficiente para o transporte de dados.

 

Criptografia

Os dados trafegados em uma VPN tem o seu fluxo transportado por meio de uma rede pública. Para garantir que esses dados não sejam lidos no meio do caminho por terceiros, é implementado uma criptografia, que não possa ser entediada, caso os pacotes trafegados sejam capturados.

Criptografia para entrar no tulenamento de uma vpn

 

Tunelamento

Esse termo é muito utilizado quando falamos em VPNs, pois é um processo que garante a confidencialidade, integridade e autenticidade dos dados trafegados na rede. Podemos comparar o tunelamento com um túnel, onde quem está dentro do mesmo não pode ser visto por usuários que estão do lado de fora.

Tunelamento passagem dos dados criptografados

 

Funcionamento

Uma rede privada virtual (VPN) utiliza a infra estrutura de uma rede pública para trafegar seus dados. Para funcionar é necessário no mínimo duas maquinas conectadas a internet por meio de um software desenvolvido para acessar uma VPN. Mas qual é o processo? O processo é o seguinte:

  1. Os dados serão protegidos por criptografia e em seguida serão encapsulados.
  2. No cabeçalho do pacote que será enviado conterá o IP do remetente, que é indispensável, pois o destinatário necessita conhecer o remetente.
  3. Os dados são enviados pelo “túnel” até o destinatário.
  4. O destinatário reconhece o remetente através das informações contidas no cabeçalho do pacote.
  5. Dados saem do “túnel” e são entregues.
  6. Os dados são desembaralhados e armazenado no dispositivo do destinatário.

 

Onde utilizar o VPN

Esse tipo de rede é muito utilizado em empresas de grande porte. Por meio da VPN filiais se comunicam com a matriz da empresa de forma segura, e em alguns casos, funcionários podem trabalhar remotamente, bastar ter o cliente VPN instalado em seus computador.

Mas em meio a tanta segurança temos algo que muitas empresas não querem abrir mão, no caso a velocidade, que é crucial para algumas  organizações. Assim sendo deve ser analisado a velocidade de transmissão dos dados, pois em alguns casos pode não ser indicado utiliza a VPN, por que a mesma depende da velocidade disponível.

No entanto, não é só as empresas que podem utilizar a rede privada virtual, usuários comuns também podem acessar a rede. Atualmente muitos usuários utilizam a VPN para acessar serviços de streaming e sites bloqueados em seu país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *