Harckers infectam documento do Office e deixam cidade europeia sem luz

Harckers causaram um blecaute no último dia 23 de dezembro de 2015. A cidade Ivano-Frankivsk, na Ucrânia ficou sem luz por conta do ataque.

Um vírus altamente destrutivo infectou três centros de distribuição de energia elétrica, que deixo centenas de milhares de pessoas sem luz.

A Eset que é uma empresa de segurança localizada na Eslováquia identificou em 2007 um tipo de malware que ganhou o nome de BlackEnergy. O mesmo impede que o computador infectado ligue. No entanto, recentemente o malware foi atualizado, e pode destruir partes cruciais do hardware com um recurso chamado KillDisk. E ainda abre uma porta para acesso remoto via SSH. A Eset confirmou que o ataque foi realizado por esse malware.

Segundo a empresa de segurança Eset, o malware foi executado por meio de um macro – recurso que executa tarefas repetitivas, de documentos da suite de aplicativos Office, da Microsoft. Os especialistas concluem que o documento infectado foi enviado a um funcionário de um dos centros de distribuição de energia da ucraniana.

Fonte: arstechnica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *