Como saber o nome da placa de vídeo no Windows 10

Cedo ou tarde necessitamos saber o nome e/ou modelo da placa de vídeo do nosso notebook ou computador de mesa. Na maioria das vezes essa pesquisa está relacionada com a instalação dos drives de vídeo.

Felizmente na maioria das vezes o sistema operacional Windows 10 encontra e instala automaticamente os drives de vídeo (fabricante parceiro), quando não, instala um drive genérico, que na maioria das vezes deprecia o desempenho do vídeo (quebra o galho).

Sendo assim, vamos lá encontrar essas informações (nome e modelo da placa de vídeo).

Ferramenta do próprio Windows 10

Pressione a tecla Windows + R, logo é apresentado a janela de execução de ferramentas do Windows. No campo “Abrir” digite “dxdiag” sem as aspas e pressione a tecla “Enter”. Em seguida a ferramenta é apresentada e na mesma consta as seguintes abas: Sistema, Exibir, Som e Entrada. Em foco está Sistema, no mesmo é apresentado as informações do sistema operacional, como por exemplo, nome do computador, fabricante do sistema, modelo do sistema, BIOS, processador, memória e outras informações importantes que podem ser uma mão na roda.

Mas vamos ao que interessa! Mude para aba “Exibir”, logo na divisão “Dispositivo” é apresentado as informações que estamos procurando (nome e modelo). Além disso é possível saber o total aproximado de memória do dispositivo de vídeo (informação crucial para os entusiastas de games).

Ferramenta de terceiros

No mercado de software temos vários programas que analisam toda a arquitetura do hardware, e assim apresentam informações cruciais aos profissionais de TI que analisam e empreendem soluções com tais informações. Um dos softwares notório nesse nicho é o AIDA64, o mesmo tem vários modulo que ajudam a solucionar diversos problemas, dentre esses temos o diagnostico do computador, no mesmo, é possível encontrar informações detalhadas demais de 185 mil dispositivos de hardware e de quebra ajuda a atualiza drives e a BIOS.

E é isso pessoal! Acima foram apresentados os dois métodos para encontrarmos as informações da placa de vídeo, vale lembrar que esses não são os únicos métodos que podemos encontrar essas informações.