Como criar uma máquina virtual no Windows 10

Nesse tutorial vamos criar uma maquina virtual a partir do Windows 10. Utilizaremos o software Virtualbox, por disponibilizar uma licença Open Source.

Os seguintes requisitos são necessários para iniciarmos:

Então vamos lá!

1) Passo: Inicialize o Virtual Box. Visualizamos na coluna a esquerda todas as maquinas virtuais criadas. No seu caso essa coluna estará em branco.

VirtualBox

 

 

2) Passo: Vamos criar nossa maquina virtual então! Clique no botão Novo ou use o atalho (Ctrl + N). O Software iniciara o assistente para criação de uma maquina virtual. Podemos prosseguir para a próxima etapa clicando em Próximo.

VirtualBox

 

 

3) Passo: Escolha um nome para sua maquina virtual e o tipo de sistema operacional que será utilizado. No nosso caso será o Linux versão Ubuntu.

VirtualBox

 

 

4) Passo: Nessa etapa vamos definir a memória da nossa maquina virtual. O Virtualbox recomenda 512MB, mas se o seu computador tem memória superior a 2GB, você pode elevar essa base até onde a barra verde finalizar. Vamos definir a memória em 2048 MB, que vale 2 GB de memória RAM.

VirtualBox

 

 

5) Passo: Deixe essas configurações como estão e avance para a próxima etapa.

VirtualBox

 

 

6) Passo: Aqui estão disponíveis 4 discos virtuais, o primeiro é o padrão do Virtualbox é o que vamos utilizar, mas você pode escolher outro se quiser, pois são formatos que podem ser utilizados em outros Software.

VirtualBox

 

 

7) Passo: Agora vamos definir o tamanho do nosso disco, em nosso caso será Dinamicamente alocado, pois posteriormente pretendemos atualizar o SO e instalar alguns programas, mas vale lembra que esse tipo de armazenamento é extensivo, ou seja se você excluir dados o espaço que ficaria disponível não será liberado. O espaço de tamanho fixo apesar de sua limitação é bem rápido em comparação ao dinamicamente alocado. Fica por sua conta o tipo de armazenamento.

Virtualbox

 

 

8) Passo: Se você escolheu o disco de Tamanho fixo é nessa etapa que você poderá aumente os 8 GB recomendado para o SO. A localização você pode deixar o padrão. Na etapa seguinte o assistente apresentará o sumário do disco a ser criado, clique em criar.

 

Virtualbox

 

Você acabou de cria uma maquina virtual! Agora vamos configura o vídeo e escolher a ISO do Ubuntu para instalação. Selecione a maquina virtual e clique com o botão direto do mouse, no contexto clique em configurações.

Virtualbox

 

Selecione a seção Monitor e na aba vídeo aumente a memória de vídeo para 128 MB. Em seguida selecione a seção Armazenamento, em Controladora IDE, selecione o disco vazio e carregue no drive a ISO do Ubuntu.

Drive Ubuntu

Driver Ubuntu carregado

 

 

Pronto! Agora você tem uma maquina virtual pronta para instalação do SO escolhido:

 

Ubuntu inicializando

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *