Como instalar o Netbeans no Ubuntu

Nesse tutorial vamos ensinar como instalar o Netbeans em ambiente Linux. Nesse caso vamos escolher a distribuição Ubuntu que é a mais utilizada atualmente. Então sem mais delongas vamos iniciar o nosso tutorial:

Baixar o Netbeans

Constantemente a Oracle envia aos usuários do Netbeans correções de segurança, quando não, é lançado uma nova versão e a empresa recomenda a migração para versão atual do software, mas isso não é seguido a risca por muitos usuários, é comum encontrarmos usuários com versões 6.9 e 7.0. Se você possui uma versão é bom atualiza, pois você não recebera correções de bugs.

Assim sendo vamos instalar a versão atual do Netbeans (8.1). Clique aqui para baixar o Netbeans.

Baixar o Netbeans três passos

Baixar o JDK

Para instalar o Netbeans em ambiente Linux é necessário o JDK. Para baixar o mesmo acesse o link: www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/jdk8-downloads-2133151.html. Em seguida aceite a licença da Oracle e baixe o JDK 8. No nosso caso a arquitetura do sistema é de 32 bits, sendo assim a versão é Linux x86 e arquivo: jdk-8u73-linux-i586.tar.gz. Mas se a sua arquitetura é de 64 bits baixe a versão Linux x64 e arquivo jdk-8u73-linux-x64.tar.gz.

Baixar o JDK versão para o Linux de arquitetura de 30 bits

 

Criando diretório

Agora vamos criar o diretório “java”. Para isso vamos acessar a pasta “usr”, essa pasta contém a maioria de nossos programas, no windows seria a pasta “Arquivos de Programas”. Então vamos lá, acesse o terminal do Ubuntu e entre em modo root, se você não lembra é assim: “sudo su” (sem as aspas) e em seguida você digita sua senha.

Por padrão você cairá na sua pasta pessoal. Mas esse não é o diretório que queremos, então vamos voltar para a raiz do sistemas.

Digite “cd /” (sem as aspas). Em seguida digite “cd usr” (sem as aspas). É nesse diretório que vamos criar a pastas “java”. Pessoal a parti desse ponto acreditamos que ficou subentendido que os comando digitados no terminal do Ubuntu não contém aspas.

Para criar a pasta “java” digite no terminal “mkdir java”. Para conferir se o diretório foi criado digite “ls”.

Criar diretorio java em usr

Agora vamos dar privilégios para a pasta “java”. Digite “chmod 777 java”. Com essa instrução podemos fazer o que quiser com essa pasta. Deixe esse terminal minimizado e abra outro em modo root.

 

Movendo o arquivo

Com o novo terminal em modo root vamos acessar o diretório “Downloads”. Digite “cd Downloads”. Você lembra do arquivos baixado no inicio do tutorial? É eles estão aqui!

Arquivos baixado para instalação do Netbeans

Vamos copiar o arquivo jdk-8u73-linux-i586.tar.gz para o diretório “usr/java”, mas dessa vez sem o terminal (Mas não feche esse terminal, deixe como está), pois a nossa pasta “java” está com todas as permissões liberadas. Assim sendo cole o arquivo no diretório “usr/java”.

Acessando a pasta usr

 

Extrair os arquivos

Maximize o terminal que anteriormente foi minimizado e digite “cd java”. Agora vamos desempacotar o arquivo que foi movido para essa pasta. Para isso digite “tar -zxvf jdk-8u73-linux-i586.tar.gz”. Após a conclusão será criado o diretório “jdk1.8.0_73”. Como podemos ver na ilustração abaixo o arquivo foi desempacotado com sucesso.

Diretorio criado jdk

 

Instalar o Netbeans

Agora vamos voltar para o terminal que está com o diretório Downloads aberto! É aquele que nós avisamos para não fechar. Como foi mostrado na seção Movendo o Arquivo visualizamos os dois arquivos baixado.

Então agora vamos executar o arquivo “netbeans-8.1-linux.sh”. Em seu terminal digite “./netbeans-8.1-linux.sh”. Com esse comando executado o instalador irá procura o JDK no diretório “usr” e se encontrá-lo prosseguirá para outras etapas da instalação.

Pesquisando e extraindo arquivos para instalar o Netbeans

Instalador do Netbeans é lançado na tela do usuário

 

Se você seguiu todos os passos acima o wizard do Netbeans será lançado em sua tela. Então pessoal agora é só prosseguir com o agente de instalação, definindo os recurso que você quer na IDE Netbeans.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *