Como criar seu primeiro VPS na DigitalOcean

Nesse tutorial você vai aprender a criar um Droplet (Servidor virtual) na DigitalOcean. Essa nuvem vem ganhando a cada dia mais usuários, pois a mesma oferece uma plataforma simples e uma arquitetura robusta. Acessando o site DigitalOcean obtemos em Pricing a lista de planos disponíveis, para esse tutorial assinaremos o plano $5 /mo. Após selecionar o plano você será direcionado para página de cadastro. Para se cadastrar é bem rápido, digite seu e-mail e uma senha, você será direcionado para próxima etapa que é constituída de três etapas. Será solicitado a confirmação do e-mail cadastrado e  o pagamento do plano, que disponibiliza duas formas de pagamento, Paypal e direto com a DigitalOcean, em ambas é necessário o cartão de credito internacional. Vale lembra que os valores são em dólar, então é bom verificar o valor da cotação do dólar antes de efetuar a compra e não esquecer do nosso IOF.

Cadastro DigitalOcean

Nossa terceira etapa é a criação de um Droplet!

Vamos lá! Para criar um droplet não levaremos muito tempo, pois a plataforma é muito simples e rápida. Temos duas opções para criação do droplet, por distribuição e aplicação. Escolheremos por meio da distribuição selecionando o Ubuntu versão 14.04.3 x64. Mais se quiser escolher o segundo meio não tem problema! A sequencia para criação será a mesma.

Create Droplets

Create Droplets One Click-App

Pois bem, em seguida definiremos o tamanho do nosso droplet que foi escolhido no inicio, $5/mo.

Droplet Size

Agora escolheremos a região do nosso datacenter. Recomendamos em New York USA 1.

Droplet Region

Na seção seguinte deixe todos desmarcados, em um outro tutorial explicaremos como utilizar. Na DigitalOcean é possível adicionar uma chave SSH no momento da criação do droplet, na imagem abaixo já adicionei uma chave de nome minhaChave, agora é só marcar a caixa ao lado. Para finaliza você pode renomear o droplet.

Droplet

Pronto!

Create Droplet Sucesso

Você acabou de criar seu primeiro droplet na DigitalOcean. Em um outro tutorial ensinaremos como instalar o WordPress e Nginx no seu droplet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *