Windows não reconhece meu pendrive! Veja como solucionar esse problema

Pendrives são uma mão na roda! Podemos guardar nossos arquivos e protege-los através da criptografia. Para acessar o dispositivo criptografado é necessário uma senha, assim sendo o nosso dispositivo de armazenamento torna-se um meio seguro para guarda nossos arquivos.

Mas se não tivermos cuidado com o nosso dispositivo, removendo bruscamente, por exemplo. Podemos danificar ou queimar o mesmo. Quando iniciamos um pendrive no Windows e o mesmo não abre e não é possível formatar, está claro que o mesmo foi danificado por remoção indevida.

Mas nesse caso ainda podemos recuperá-lo! A seguir mostraremos o passo a passo para que o Windows venha a reconhecer o pendrive novamente.

Danificando o pendrive

Conseguimos danificar um pendrive de 4 GB e agora o mesmo não abre e não é possível formata-lo.

Erro no pendrive

Gerenciamento do computador

Para realizarmos a correção no dispositivo é necessário acessar o gerenciamento do computador. Em seu teclado pressione a tecla “Windows” e em seguida a tecla “R”.

Windows mais R
Windows + R

Em seguida será apresentado uma janela, no campo digite o comando “compmgmt.msc” e após clique em “OK”.

Executar o gerenciamento

Repositório

Após realizar os procedimentos acima será apresentado a janela do gerenciamento do computador. Agora vamos entrar na seção Repositório que está localizada na lateral esquerda, ao entrar encontraremos o Gerenciamento de disco, que é o local para resolvermos o problema em nosso pendrive.

Entre no gerenciamento de disco e procure sua unidade que está com defeito, em nosso caso o disco com defeito está com a letra “K”.

Gerenciamento de disco

Ao localizar a unidade com defeito, vamos clicar em cima com o botão direito do mouse. Em seguida será apresentado um menu do contexto. Clique em “Alterar letra de unidade e caminho”.

Alterar letra de unidade e caminho

Em seguida será apresentado uma janela, onde podemos adicionar, alterar ou remover uma unidade. No caso vamos remover a unidade com defeito.

Remover unidade

Após remover a unidade você será direcionado ao gerenciamento de disco. Agora vamos identificar a nossa unidade que está sem a letra e clicar em cima para acessar a opção “Alterar letra de unidade e caminho”.

Unidade sem letra

Agora vamos adicionar um novo endereço para a unidade. Clique em “Adicionar…” (Ao clicar será possível mudar o endereço) e em seguida escolha uma letra para sua unidade. Tome cuidado para não escolher uma letra que está em uso.

Atribuir a letra a unidade

Espaço não alocado

Ao concluir os passos acima nossa unidade terá uma nova referência, no caso a letra T. Mas ainda não solucionamos o problema. É necessário criar um novo volume e renomear novamente a unidade para solução do problema.

Assim sendo clique em cima da unidade com o botão direito, e em seguida será apresentado o menu do contexto. Clique em “Novo Volume Simples”, em seguida será apresentado uma janela que especificara o volume. Pressione “Avançar”.

Novo volume simples

Agora vamos definir a nova referência para a unidade. Em nosso caso a letra “D”, e clique em “Avançar”.

Formatar partição

Estamos próximo da conclusão! Na etapa seguinte selecione “Formatar este volume com as seguintes configurações”:

  • Sistemas de arquivos: FAT32;
  • Tamanho: Padrão;
  • Rótulo: Impera Info (Seu nome, por exemplo).

Formatar partição

Agora é avançar e aguarda a unidade ser formada.

Abaixo podemos ver que a unidade está com espaço disponível e é reconhecida no Windows.

Pendrive imperainfo

Vale lembrar que esse tutorial foi desenvolvido no Windows 10, mas pode ser reproduzido no Windows 7 e 8 sem problemas.