Windows não reconhece meu pendrive! Veja como solucionar esse problema
Pendrives são uma mão na roda! Podemos guardar nossos arquivos e protege-los através da criptografia. Para acessar o dispositivo criptografado é necessário uma senha, assim sendo o nosso dispositivo de armazenamento torna-se um meio seguro para guarda nossos arquivos.
Mas se não tivermos cuidado com o nosso dispositivo, removendo bruscamente, por exemplo. Podemos danificar ou queimar o mesmo. Quando iniciamos um pendrive no Windows e o mesmo não abre e não é possível formatar, está claro que o mesmo foi danificado por remoção indevida.
Mas nesse caso ainda podemos recuperá-lo! A seguir mostraremos o passo a passo para que o Windows venha a reconhecer o pendrive novamente.
Danificando o pendrive
Conseguimos danificar um pendrive de 4 GB e agora o mesmo não abre e não é possível formata-lo.
Gerenciamento do computador
Para realizarmos a correção no dispositivo é necessário acessar o gerenciamento do computador. Em seu teclado pressione a tecla “Windows” e em seguida a tecla “R”.
Em seguida será apresentado uma janela, no campo digite o comando “compmgmt.msc” e após clique em “OK”.
Repositório
Após realizar os procedimentos acima será apresentado a janela do gerenciamento do computador. Agora vamos entrar na seção Repositório que está localizada na lateral esquerda, ao entrar encontraremos o Gerenciamento de disco, que é o local para resolvermos o problema em nosso pendrive.
Entre no gerenciamento de disco e procure sua unidade que está com defeito, em nosso caso o disco com defeito está com a letra “K”.
Ao localizar a unidade com defeito, vamos clicar em cima com o botão direito do mouse. Em seguida será apresentado um menu do contexto. Clique em “Alterar letra de unidade e caminho”.
Em seguida será apresentado uma janela, onde podemos adicionar, alterar ou remover uma unidade. No caso vamos remover a unidade com defeito.
Após remover a unidade você será direcionado ao gerenciamento de disco. Agora vamos identificar a nossa unidade que está sem a letra e clicar em cima para acessar a opção “Alterar letra de unidade e caminho”.
Agora vamos adicionar um novo endereço para a unidade. Clique em “Adicionar…” (Ao clicar será possível mudar o endereço) e em seguida escolha uma letra para sua unidade. Tome cuidado para não escolher uma letra que está em uso.
Espaço não alocado
Ao concluir os passos acima nossa unidade terá uma nova referência, no caso a letra T. Mas ainda não solucionamos o problema. É necessário criar um novo volume e renomear novamente a unidade para solução do problema.
Assim sendo clique em cima da unidade com o botão direito, e em seguida será apresentado o menu do contexto. Clique em “Novo Volume Simples”, em seguida será apresentado uma janela que especificara o volume. Pressione “Avançar”.
Agora vamos definir a nova referência para a unidade. Em nosso caso a letra “D”, e clique em “Avançar”.
Formatar partição
Estamos próximo da conclusão! Na etapa seguinte selecione “Formatar este volume com as seguintes configurações”:
- Sistemas de arquivos: FAT32;
- Tamanho: Padrão;
- Rótulo: Impera Info (Seu nome, por exemplo).
Agora é avançar e aguarda a unidade ser formada.
Abaixo podemos ver que a unidade está com espaço disponível e é reconhecida no Windows.
Vale lembrar que esse tutorial foi desenvolvido no Windows 10, mas pode ser reproduzido no Windows 7 e 8 sem problemas.
No meu caso, a unidade, entao nao consigo realizar os proximos passos. O que eu faço? Estou desesperado, tenho arquivos de trabalho no meu pen drive, por favor me ajudem!
e quando a opção “Alterar letra de unidade e caminho” esta inativo?
como proceder?
Eles fazem tudo parecer simples. Mas no meu caso, não aparece nem o tamanho do pendrive. Aparece só Disco Removível mas trocar a letra não está resolvendo nada.