Falha no Android

O Google deu uma nota de alerta aos usuários do Android, sobre uma falha de segurança em seu sistema operacional, encontrada no kernel baseado em Linux do Android que autoriza aos apps ter acesso a aréas normalmente bloqueadas. O rooting remove as restrições de segurança comuns aos apps de terceiros, oferecendo controle total sobre o aplicativo.

De acordo com alguns especialistas, alguns aplicativos já utiliza algumas vulnerabilidades para se obter vantagens. O Google apenas confirmou existência de um pedido de rooting disponível publicamente no Nexus 5 e Nexus 6 para fornecer ao usuário do dispositivo os privilégios de root, a Google explica que embora tenha encontrado essa brecha na segurança, não se registrou nenhum caso de invasão, porem os riscos existem disso acontecer.

O Google relatou que as correções para usuários estão sendo disponibilizadas. Quem usa a versão Open Source (AOSP) do sistema já pode fazer o download de uma correção imediatamente.

As outras versões do sistema devem esperar até a próxima correção mensal de segurança, que deve ser liberada em 2 de abril. Segundo a companhia, quem atualizou seu dispositivo na última correção, de 18 de março, não deve se preocupar.