Tomate pode gerar eletricidade

Pesquisadores dos Estados Unidos estão trabalhando em uma maneira de transformar tomate em uma fonte de energia limpa. O projeto tem como a base uma célula eletroquímica microbiana que se utiliza resíduos de tomate para poder gerar corrente elétrica.

Após algum período, as bactérias acabam se rompendo assim oxidando o material orgânico, fazendo com que os elétrons sejam dispersados, e logo após, sejam capturados em uma célula de combustível fazendo-os que se convertam em eletricidade.

O que torna este trabalho possível é o licopeno, um pigmento natural encontrado pelos pesquisadores que trabalha na estimulação de geração de cargas.

Em testes, os pesquisadores conseguiram produzir 0,3 watts de eletricidade em 10 miligramas de resíduos, no entanto segundo eles, o valor se torna grande quando comparado a toneladas de alimentos desperdiçados. De acordo com a equipe, os resíduos de tomate produzidos na Flórida anualmente – 396 mil toneladas – seriam capazes de abastecer o Walt Disney World por 90 dias aproximadamente.

Por enquanto, os pesquisadores trabalham para encontrar ou criar mecanismos de transferência de elétrons durante a interação entre os tomates e micróbios. A próxima fase do projeto terá como foco o fluxo de eletricidade gerado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *